Concursos
Instituto AIPI abre mais 500 vagas para curso Arte na BNCC
Compartilhe:
O objetivo é que os professores conheçam, analisem e se inspirem nas estratégias apresentadas para lidar de forma inventiva nas aulas de Arte
Hoje, Dia do Professor, 500 professores da rede pública de ensino de todo o país terão mais um motivo para comemorar. O Instituto AIPI e o Instituto Arte na Escola (IAE) abriram 500 novas vagas para docentes que se inscreveram no curso Arte na BNCC. A primeira etapa contemplou 1.000 professores e, agora, em celebração ao Dia do Professor, mais profissionais que estavam na lista de espera serão beneficiados.
A grande procura surpreendeu e motivou a abertura de novas vagas, revelando que a busca por ampliar conhecimentos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um desejo de professores de todo o Brasil.
A proposta do curso é oferecer caminhos para que professores de Artes se apropriem da BNCC de forma criativa, transformando a sala de aula em um espaço de criatividade, invenção, investigação e pensamento crítico.
Com 40 horas de duração total, as aulas são online e trazem vídeos exclusivos, recursos interativos, documentários e materiais complementares, e está dividida em quatro módulos: Mapeando a Arte na BNCC, Processos de Criação, Materialidade e Entrelaçando a BNCC e os Territórios da Arte. O objetivo é que os professores conheçam, analisem e se inspirem nas estratégias apresentadas para lidar de forma inventiva nas aulas de Arte, colocando os alunos no papel de protagonistas e valorizando os processos de criação na escola.
Atualmente, apropriar-se da Base Nacional Comum Curricular é um passo importante para a formação do professor, além de constituir ferramenta fundamental para o desenvolvimento de estratégias de ensino alinhadas ao documento normativo que traça diretrizes para o ensino das Artes em todo o país.
A iniciativa é uma parceria com a marca de papéis para imprimir e escrever Chamex, que disponibilizará aos professores selecionados um kit com os papéis brancos e coloridos da marca Chamex para que todos despertem a sua criatividade durante o curso.
Sobre o Instituto Arte na Escola – Há mais de 30 anos, o Instituto Arte na Escola (IAE), qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte na Educação Básica brasileira. Defende que a arte é um objeto do saber, que desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando à autoexpressão e à criatividade. Desde 1989, promove de formação continuada para professores do Brasil por meio quatro iniciativas permanentes: organização de polos em universidades que formam a Rede Arte na Escola; parcerias e projetos aprovados em leis de incentivo; produção e distribuição de materiais educativos para subsidiar os educadores e realização do Prêmio Arte na Escola Cidadã.
Sobre o Instituto AIPI – O Instituto AIPI é mantido pela International Paper do Brasil e tem como foco investir em projetos de transformação nas comunidades em que a IP faz parte. Atualmente o Instituto atua na causa da educação com cidadania, por meio de dois pilares: “despertar a cidadania”, oferecendo formas, conteúdos e capacitação para as escolas e centros de formação para que trabalhem temas que despertem a proatividade e a responsabilidade da cidadania nas pessoas; e “gerar transformação”, identificando, selecionando e capacitando pessoas com potencial para impulsionar seus projetos de transformação social nas comunidades em que a empresa atua.
O nome AIPI , lançado em 2020, representa a forma abrasileirada e simplificada de dizer a sigla IP. A mudança foi feita para aproximar a empresa das pessoas e comunidades com as quais se relaciona, conectar seus atributos ao nome e reforçar sua essência: ação, inspiração, participação e inovação social.
O Instituto é responsável por projetos que impactam as comunidades e que estimulam cada vez mais a formação de cidadãos ativos, oferecendo a estrutura necessária para que uma boa intenção vire uma boa ação. Nesses 12 anos de existência, foram investidos mais de R$ 10 milhões em projetos diversos, com 277 mil pessoas impactadas em todo Brasil. Confira mais informações sobre o Instituto AIPI no site www.institutoaipi.com.br
Assessoria